Alex Carreiro é o novo presidente da Apex-Brasil



Alex Carreiro é o novo presidente da Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem um novo presidente. Tomou posse na última quarta-feira (03/01), para mandato de quatro anos (2019-2022), o gestor público Alecxandro Pinho Carreiro.

Formado em comunicação social e pós-graduado em gestão pública, Alex Carreiro, como é conhecido, pretende fortalecer e ampliar o trabalho da Apex-Brasil. Para isso, vai investir nos funcionários da agência e no diálogo com os agentes que atuam no ciclo da exportação no Brasil, incluindo o setor produtivo, ministérios e o Congresso Nacional.

“Quando assumi o desafio de presidir a Apex-Brasil, já sabia que teria à disposição um corpo técnico de altíssima qualidade. Mas fiquei muito impressionado, não só com a competência técnica dessas pessoas, mas, sobretudo, com o comprometimento de cada uma delas para garantir que a Apex-Brasil continue a ser a principal parceira das nossas empresas, promovendo a internacionalização dos negócios e atraindo investimentos para o país”, elogia. “Quero deixar claro que o nosso plano é valorizar e incentivar o trabalho sério de cada um que esteja comprometido com o sucesso do Brasil”, diz.

Nos quatro anos de seu mandato, Carreiro pretende também garantir que a Apex-Brasil esteja ao alcance de todas as empresas brasileiras, mesmo aquelas localizadas nas regiões mais afastadas do país. “Nossa meta é tornar a Apex-Brasil ainda mais conhecida de quem produz e gera empregos. É fazer com que cada empresário conheça nossos serviços. Queremos que eles saibam que estamos aqui para ajudá-los a buscar investimentos e negócios lá fora”, diz.

Para isso, a Apex-Brasil vai buscar se aproximar também dos pequenos empresários que buscam sua internacionalização. “Cada exportação realizada por uma de nossas empresas, mesmo a menor delas, significa a manutenção de um ou mais empregos em solo brasileiro. E cada recurso estrangeiro aportado no país significa a geração de riquezas para a nossa gente e o fortalecimento da imagem do Brasil como parceiro de negócios de longo prazo”, reforça.

Trajetória

Alex Carreiro é cearense de Poranga e veio para Brasília aos 18 anos. O gestor público, ao longo de sua carreira, desempenhou funções de alto nível em diversos órgãos da administração pública.
Na Secretaria Nacional de Portos, Alex Carreiro foi responsável pela articulação ministerial visando a integração e compatibilização das ações da secretaria com políticas, planos, programas e diretrizes governamentais. Foi também o principal responsável pela gestão da Comissão Nacional de Autoridades nos Portos (Conaportos).

Anteriormente, atuou junto ao Sebrae Nacional nos programas “Dekassegui  Empreendedor” (Sebrae/BID/ABD), “Contabilizando Sucesso” (Sebrae/CFC), “Soldado Cidadão”, “Técnico Empreendedor” (Sebrae/MEC/MAPA), dentre outros.  

Em outras áreas, trabalhou no segmento de consultoria estratégica, tanto no âmbito do Legislativo, quanto no Executivo, sendo responsável pelo desenvolvimento, análise e acompanhamento de estratégias para o setor produtivo nacional.