APRO DIVULGA ESTUDO SOBRE PRAZOS DE PAGAMENTO



APRO DIVULGA ESTUDO SOBRE PRAZOS DE PAGAMENTO

Estudo feito pela Global Trevo Consultoria para a APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, traz detalhes sobre um sério problema que as produtoras vêm enfrentando nos últimos tempos: os longos prazos de pagamento por parte dos clientes. Isso tem levado muitas delas a se endividarem para arcar com seus custos operacionais e com fornecedores. O levantamento foi apresentado em painel durante o WHEXT, festival da APRO, junto a sua plataforma de internacionalização FilmBrazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos –Apex-Brasil.

A pesquisa “Estudo de impactos de prazos de pagamento no setor de produção audiovisual”, feita entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, em todo o Brasil, ouviu 100 dirigentes de produtoras audiovisuais e 100 contratantes. Apresentado em painel pelo presidente do conselho da APRO, Paulo Roberto Schmidt, o levantamento mostra que, por conta deste descompasso entre prazos, as produtoras muitas vezes se vêem obrigadas a recusar trabalhos e a não participar de concorrências, sob o risco de ter de financiar seu próprio contratante.

“Vimos pelo estudo a comprovação de algo que já estávamos sentindo no nosso dia dia. Muitos clientes atrasam os pagamentos de forma constante como prática de fluxo de caixa, onerando e penalizado a produtora que necessita pagar seus custos, fornecedores e funcionários à vista, enquanto pode levar meses para receber pelo serviço prestado e entregue”, afirma Paulo R. Schmidt. A grande maioria das produtoras entrevistads pela Global Trevo, 71% dos pesquisados, afirmou que os prazos de pagamento aumentaram muito no último ano.

De acordo com Schmidt, a prática lesiva às produtoras trouxe à tona um lado ainda mais perverso da crise que afligiu os mercados especialmente no último ano. “A partir de agora, com toda a expectativa de retomada do mercado no segundo semestre, esperamos que também essa prática que se tornou comum seja descontinuada. Caso contrário, estaremos sob risco de não sairmos da situação negativa colocada na crise e não nos beneficiarmos de um movimento que certamente tende a garantir a retomada em todo o segmento da comunciação publictária”, complementa o presidente do Conselho da APRO.

A expectativa, ainda de acordo com Schmidt, é que a melhora do mercado também seja acompanhada de uma diminuição de prazos médios. O estudo aponta que a consequência imediata da redução deste intervalo é um impacto positivo significativo para as produtoras, formando um crculo virtuoso para que as estas empresas possam deslocar suas energias e gestão para a produção mais eficiente e com melhor qualidade das obras publicitárias tão importantes para a comunicação das marcas, havendo um aumento de concorrência e, consequentemente, diminuição de preços praticados e incentivo a novos profissionais no setor.

Para se ter uma ideia de como a questão dos prazos de pagamento é lesiva à empresa e pode comprometer a saúde financeira das produtoras, 61% das produtoras pesquisadas recusaram algum trabalho recentemente por esse motivo. Segundo o estudo, mais da metade das produtoras trabalha com prazos superiores a 45 dias.

Por se tratarem também do elo mais fraco da relação com o cliente, cerca de 21% das produtoras afirmaram já ter sofrido alguma retaliação por recusar algum tipo de trabalho, sendo que todas ficaram sem participar de orçamentos e concorrências durante algum período

O WHEXT aconteceu ao longo dos dis 22 e 23 de maio, no espaço de exposições do Centro Britânico, em São Paulo (Pinheiros). Além das palestras, mesas de debates e espaços de networking, o festival contou com as Oficinas de Produção, trazendo questões normativas e operacionais que integram o IV Fórum da Produção Publicitária (mais em www.whext.com.br).

A marca WHEXT foi criada pela T´´atil Design e toda comunicação do festival e IV Fórum da Produção Publcitária foi desenvolvida pela equipe da agência de publicidade Dentsu Brasil. O WHEXT tem patrocínio dos Correios e apoio de mídia do Meio & Mensagem e da Elemídia.

Sobre a FilmBrazil

A FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, nasceu em 2003. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecer a imagem do País no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil.

Mais informações:

Edianez Parente – Gerência de Comunicação e Marketing APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais)

E-mail:

edianez@apro.org.br

comunicacao@apro.org.br

Fone: 11 3089-9605

11 98593-6887