APEX-BRASIL LANÇA PROJETO MULHERES NA EXPORTAÇÃO



APEX-BRASIL LANÇA PROJETO MULHERES NA EXPORTAÇÃO

 

A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) lança na próxima quarta-feira (9/3), durante evento em sua sede, em Brasília, o projeto Mulheres na Exportação. O programa tem o objetivo de inserir empresas lideradas por mulheres no mercado internacional e inclui parcerias institucionais, patrocínios e iniciativas próprias voltadas a sensibilizar e capacitar as empresárias e empreendedoras brasileiras em relação à exportação e atração de investimentos.

 

“O projeto pretende contribuir para o fortalecimento da inserção econômica das mulheres, ao mesmo tempo em que possibilita um aumento da base exportadora brasileira. A ideia é trabalharmos com ações inovadoras de promoção comercial para este segmento e desenvolvermos uma rede de apoio à mulher exportadora”, afirma o presidente da Apex-Brasil, David Barioni.

 

Durante o evento de lançamento, na sede da Agência, em Brasília, será assinado acordo com a Rede Mulher Empreendedora (RME), que prevê a capacitação de seis mil mulheres ao longo de dois anos, por meio de 24 edições do “Café com Empreendedoras” em 13 cidades e do 5º Fórum Empreendedora, a ser realizado em São Paulo, em setembro.

 

O lançamento também contará com a presença de representantes da ONU Mulheres, instância que atua no estabelecimento de diretrizes e ações voltadas para o empoderamento econômico e empreendedorismo feminino, adotadas por diferentes instituições. A Apex-Brasil e a ONU Mulheres são parceiras institucionais e, em 2015, realizaram o Women Vendors and Forum Exhibition, em São Paulo, evento que reuniu mais de 300 empresárias de 42 países em desenvolvimento em rodadas de negócios que resultaram em US$ 20 milhões de negócios.

 

Na ocasião, também será destacada a adesão da Apex-Brasil à sexta edição do Selo Pró-equidade de Gênero e Raça, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com quem a Apex-Brasil também mantém parceria desde 2013. 

 

Também farão parte do evento empresárias que já estão engajadas no contexto das exportações.