APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX NA GRANDE FLORIANÓPOLIS



APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Acontece na próxima quinta-feira (26/10) a cerimônia de lançamento do Núcleo Grande Florianópolis do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Palhoça (SC). Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (INAITEC), o Núcleo atenderá, ao longo dos próximos dois anos, cerca de 190 empresas, capacitando-as para que comecem a comercializar seus produtos no mercado internacional.

O PEIEX prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico e acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação em exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em temas como estratégia organizacional, preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. Entre 2009 e 2016 mais de 16 mil empresas foram atendidas pelo PEIEX em todo o país.

A cerimônia contará com a presença do gestores da Apex-Brasil, Paulo Silva e Ulisses Júnior, do diretor executivo do INAITEC, Diego Chierighini, e parceiros locais, como a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Sebrae. Os principais setores atendidos pelo novo núcleo são: Desenvolvimento de Softwares e Hardwares, Biotecnologia, Eletroeletrônica, Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos, Moda e Cerâmica.

O Programa oferece aos participantes, de forma gratuita, atendimento de especialistas que fazem um diagnóstico da capacidade exportadora e apontam soluções para problemas técnico-gerenciais. Após a elaboração do diagnóstico a empresa é orientada a implantar mudanças sugeridas pelos especialistas, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto. Durante todo o processo, a empresa é acompanhada por um técnico, que ajudará a empresa a cumprir todo o processo até estar apta a desenvolver um plano de exportação.

Os principais municípios que vão ser atendidos por este núcleo do PEIEX são: Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, Santo amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

Para participar do PEIEX, o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo, veja aqui a lista dos Núcleos com os respectivos contatos. A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição.

 

SOBRE O PEIEX

O PEIEX tem como objetivo preparar as empresas brasileiras para o início do processo de exportação de seus produtos e serviços de forma planejada e segura. As empresas qualificadas pelo Programa tornam-se aptas a participar de ações internacionais de promoção comercial organizadas pela Apex-Brasil e seus parceiros.

SERVIÇO
 

Lançamento do Núcleo Grande Florianópolis

Data: 26 de outubro de 2017

Hora: às 19h

Local: Auditório Ed. Atrium

Endereço: Jair Hamms, 38, Sala 101B – Cidade Criativa Pedra Branca, Palhoça, Grande Florianópolis – SC