APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX EM FORTALEZA



APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX EM FORTALEZA

Será inaugurado na próxima quinta-feira (27/7) o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Fortaleza (CE). Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Núcleo atenderá ao longo dos próximos 2 anos cerca de 190 empresas, capacitando-as para que comecem a comercializar seus produtos no mercado internacional. 

O evento contará com uma apresentação institucional da Apex-Brasil e do PEIEX, além da palestra “Projetos Setoriais – Estratégias de Promoção de Exportações”, que explicará como as empresas exportadoras e iniciantes recebem apoio da Agência. O processo de capacitação empresarial é importante para as empresas que querem começar a exportar ou consolidar o processo de exportação, conquistando novos mercados. O PEIEX existe desde 2009 e já atendeu a mais de 16 mil empresas no Brasil. Atualmente há núcleos operando em cerca de 1200 municípios brasileiros.

O Programa oferece aos participantes, de forma gratuita, consultoria de especialistas que fazem um diagnóstico da capacidade exportadora e apontam soluções para problemas técnico-gerenciais. Após a elaboração do diagnóstico a empresa é orientada a implantar mudanças sugeridas pelos especialistas, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto. Durante todo o processo a empresa é acompanhada por um técnico, que ajudará a empresa a cumprir todo o processo até estar apta a desenvolver um plano de exportação.

Durante o PEIEX, as empresas também participam de seminários de capacitação para exportação, missões moldadas para quem está iniciando nos negócios internacionais e, ao final, rodadas com comerciais exportadoras para que já comecem a exportar.

A gestão do Programa é feita pela Apex-Brasil e a execução e o ambiente de operacionalização recebem o nome de Núcleo Operacional (NO) – unidades instaladas em diferentes regiões nos estados brasileiros responsáveis pelo atendimento às empresas. Para participar do PEIEX, o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo (veja aqui a lista dos Núcleos com os respectivos contatos). A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição.

SERVIÇO
LANÇAMENTO DO PEIEX EM FORTALEZA
ENDEREÇO: FIEC – Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza/CE
DATA: 27/7
HORÁRIO: de 18h às 20h

MAIS INFORMAÇÕES
Apex-Brasil – Relacionamento com clientes
(61) 2027-0202
apexbrasil@apexbrasil.com.br