APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX EM CHAPECÓ (SC)



APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX EM CHAPECÓ (SC)

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou, no dia 27 de setembro, o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) que atenderá empresas da região de Chapecó, Santa Catarina. O Núcleo é fruto de parceria entre a Agência e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), e vai atender 190 empresas de diferentes setores até 2018. 

 

Participaram do evento representantes da Apex-Brasil, da UNOESC, parceiros do projeto, representantes de entidades públicas e privadas, além de empresários. A abertura será realizada pelo Vice-Reitor de Campus da UNOESC, Ricardo Antonio De Marco, e pelo supervisor de Competitividade da Apex-Brasil, Tiago Terra. Guilherme Nacif, da área de Inteligência de Mercado, apresentou para os cerca de 130 empresários um estudo sobre as “Oportunidades na América Latina” para produtos e serviços brasileiros. Houve ainda palestra da coordenadora do PEIEX em Chapecó, Inocência Dalbosco, sobre a estrutura do programa na região.

 

O trabalho de capacitação das empresas por meio do PEIEX começou em 2009 e já atendeu a 13,5 mil empreendedores em diferentes estados brasileiros. O programa oferece aos participantes, de forma gratuita, orientação e soluções para problemas técnico-gerenciais que possibilitem à empresa se qualificar para o mercado internacional.

 

Chapecó é um dos 40 Núcleos Operacionais do PEIEX, que está em processo de expansão pelo Brasil e atualmente atua em 16 estados.

 

SAIBA MAIS

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) qualifica as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico e acompanhamento, oficinas de capacitação em exportação, e implantação de soluções gerenciais. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como estratégia organizacional, vendas e marketing, capital humano, finanças e custos, plano de negócios internacional e produto e manufatura. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para participarem das ações de promoção comercial da Apex-Brasil. 

 

Os técnicos que prestam atendimento às empresas são especialistas com formação superior e pós-graduados que assessoram nas fases de diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação.

 

A Apex-Brasil operacionaliza o PEIEX por intermédio de convênio com instituições de ensino ou de pesquisa, e disponibiliza 40 núcleos operacionais, que congregam os profissionais especializados, localizados em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

 

Para inscrever a empresa no PEIEX o empresário deve contatar a unidade de relação com o cliente da Apex-Brasil (apexbrasil@apexbrasil.com.br) ou o Núcleo Operacional mais próximo.