APEX-BRASIL E PROMÉXICO ESTIMULAM INTERCÂMBIO COMERCIAL



 

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni Neto, e o diretor geral da ProMéxico (entidade de promoção de comércio e investimentos do México), Francisco Gonzáles Díaz, assinaram na tarde de ontem (26/05) acordo de cooperação que estabelece condições para ampliar o intercâmbio comercial e de investimentos entre os dois países.

 

Participaram da cerimônia a presidenta Dilma Roussef, o presidente do México, Enrique Enrique Peña Nieto, os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, e do Conselho Empresarial Mexicano de Comércio Exterior, Investimentos e Tecnologia, Enrique Gonzáles Calvillo.

 

Atualmente, o Brasil é o segundo país que mais recebe investimentos mexicanos, atrás apenas dos Estados Unidos: em 2014 o aporte foi de US$ 23 bilhões em áreas como alimentação, bebidas e telecomunicações. Já o fluxo comercial entre os dois países no ano passado ficou pouco acima dos US$ 9 bilhões.

 

A partir do acordo, as duas entidades – Apex-Brasil e ProMéxico – passam a trabalhar em conjunto no compartilhamento de informações de inteligência comercial, identificando setores de oportunidades, requisitos de acesso, regulamentos e incentivos, estatísticas, entre outros pontos fundamentais para a definição de estratégias de comércio exterior.

 

No campo dos investimentos, o acordo estabelece estudos e análises sobre a possibilidade de eliminação de barreiras. As entidades se comprometem, ainda, a buscar formas de auxílio técnico aos empresários de ambos os países, bem como ações de promoção comercial que favoreçam um maior contato entre eles.

 

“A cooperação com a nossa contraparte mexicana abre várias possibilidades para o incremento das relações comerciais e de investimentos entre os dois países e, também, para um trabalho de benchmarking e aprimoramento das ações que a Apex-Brasil conduz”, afirmou David Barioni Neto.

 

A presidenta Dilma Roussef ressaltou a importância do convênio de cooperação entre as duas organizações. "Há, por parte do governo brasileiro e mexicano, vontade política de garantir e assegurar um ambiente amigável aos negócios, aos investimentos e para resolver conflitos. Trata-se de um processo que, sem dúvida nenhuma, tem nessas duas agências, também, um ponto de apoio fundamental, comentou a presidenta.

 

O acordo entre Apex-Brasil e ProMéxico integra a agenda da visita presidencial ao país, que também englobou seminário empresarial organizado pelo Itamaraty em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Apex-Brasil e a CNI. Cerca de 70 empresários e entidades setoriais dos dois países discutiram oportunidades de negócios e de parcerias nas áreas de comércio e investimentos bilaterais.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, a comitiva empresarial presente ao encontro “se distingue pela qualidade, diversidade setorial e firme disposição para ampliar as oportunidades de negócios entre os dois países”. O ministro ressaltou que os governos brasileiro e mexicano estão empenhados na construção de uma agenda de fortalecimento das relações econômico-comerciais.

 

Mais informações

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775 – imprensa@apexbrasil.com.br